Missão

Promover o desenvolvimento multissetorial por meio do estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo.

Quem somos

O Instituto Gene é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento multissetorial por meio do estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo.

Atualmente, vem atuando diretamente no apoio a geração de empresas inovadoras, por meio da Incubadora de Empresas e, subsequentemente, captação de recursos por meio de projetos.

Por meio desta linha de ação, o Instituto Gene possibilita a geração de empresas inovadoras; a consolidação do papel da pesquisa como propulsora da inovação; o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional; e a inclusão social por meio da difusão do acesso às novas tecnologias.

Apesar de ainda muito jovem - sua fundação data de novembro de 2002 - é o resultado da dedicação e ousadia de um grupo de professores da Universidade Regional de Blumenau - FURB. O início foi marcado pelo desenvolvimento da incubadora de empresas Gene-Blumenau, um projeto de extensão do Departamento de Sistemas e Computação da FURB apoiado pelo CNPq por meio da Sociedade Softex, em seu pioneiro Projeto Genesis (Geração de Novas Empresas em Software, Informação e Serviços).

Durante este período de existência marcado por projetos de sucesso, a Incubadora se consolidou dentro da estrutura acadêmica e também no mercado, gerando novas empresas capazes de contribuir para o aumento da competitividade de empresas já estabelecidas por meio de suas tecnologias inovadoras.

 

  1. 1996

    • Aprovação do projeto. Com missão de contribuir para a geração de novos empreendimentos de base tecnológica na região, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional e a inserção eficaz do Brasil no mercado mundial.
    • Inscrição no Projeto Genesis, realizada por professores do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, como projeto de extensão, para o desenvolvimento da primeira incubadora de empresas do Vale do Itajaí.
    • Lançamento do Projeto Gênesis (Geração de Novos Empreendimentos em Software, Informação e Serviços), coordenado pela Softex e apoiado pelo MCT, por meio do CNPq, visando a implantação de incubadoras de base tecnológica no Brasil.
  2. 1997

    • Início da atuação do Instituto Gene. Primeiros projetos oriundos da universidade apoiados pela incubadora de empresas.
  3. 2002

    • Criação de pessoa jurídica própria. Sob coordenação da FURB e com sede no Campus IV da universidade, no Complexo de Computação e Informática.
  4. 2003

    • Comitê para Democratização da Informática – CDI. Representação do polo em Blumenau, visando o desenvolvimento de ações de promoção da inclusão digital e social.
  5. 2005

    • Início do desenvolvimento do projeto Casa Brasil, com recursos oriundos do CNPq e da Casa Civil. Com telecentro para realização de cursos de inclusão digital, laboratório com aulas de manutenção de computadores, biblioteca, oficina de rádio, teatro, etc.
  6. 2007

    • Vencedor do prêmio "Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador" com o projeto “Incubação Cruzada Brasil – Portugal”.
  7. 2009

    • Início da gestão do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), com um total de R$ 14,4 milhões, oriundos da Finep, onde foram aportadas R$ 120 mil para 120 empresas selecionadas.
    • Vencedor do "Prêmio Nacional Anprotec", na categoria “Melhor Programa de Incubação Orientado para o Desenvolvimento de Produtos Intensivos em Tecnologia”.
  8. 2011

    • 3º no "Prêmio Stemmer", organizado pela Fapesc, na categoria Instituição Inovadora.
  9. 2014

    • Realização da "1ª Maratona do Empreendedorismo", evento que visa aproximar a incubadora do ambiente universitário e dos estudantes da região.
  10. 2016

    • Certificação Cerne 1, plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras. No Cerne 1, todos os sistemas implantados pelos processos-chave estão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos empreendimentos
  11. 2019

    • Certificação no 2º nível de maturidade do Cerne, com foco deste em garantir uma gestão efetiva da incubadora como uma organização.
    • Realização da primeira edição do programa Startup SC no município de Blumenau, em parceria com o Sebrae SC.