XLam Engineering é selecionada como finalista da premiação nacional da Innovation Latam

XLam Engineering é selecionada como finalista da premiação nacional da Innovation Latam

A XLam disputou em meio a outros 63 inscritos e foi selecionada entre as três melhores ideias na categoria Materiais e Processos Inovadores da premiação nacional Innovation Latam. Na última fase do processo, que ocorreu no dia 21 de maio, apenas as melhores ideias apresentaram o pitch à banca julgadora.

“Estar entre as três melhores do Brasil nos garantiu entrarmos em um grupo seleto da Rede do HousingPact, algo que nos enche de orgulho e satisfação”, diz Rafael Lessa, sócio e gerente de projetos da empresa. Agora no mês de junho a empresa deve iniciar o alinhamento para entrar em contato com as empresas realizadoras que já mostraram interesse em conhecer a ideia. Lessa também disse que a empresa vai receber ainda um selo do programa como forma de reconhecimento das grandes iniciativas desenvolvidas no segmento.
 
O HousingPat é uma rede de inovação digital com foco em moradia. O projeto busca encontrar soluções inovadoras capazes de conectar grandes organizações e líderes do mercado para a solução de problemas ligados à moradia.
 
E foi neste contexto que a XLam apresentou sua ideia, inserida na Categoria Materiais e Processos Inovadores. Nesta categoria, a startup precisa trabalhar com algo que facilite a implementação de processos construtivos modulares, eficientes e inovadores e que otimize custos logísticos. Caso da Xlam, que desenvolve inovação para a indústria da madeira e de soluções Green Building, reduzindo consideravelmente os altos gastos energéticos da construção civil, além de reduzir a quantidade de água e os desperdícios de materiais em seus projetos.

Para tanto, são usados painéis estruturais de madeira, chamados Xlam ou CLT, e aplicação de soluções e técnicas de construção pré-fabricada, deixando a construção mais rápida e eficaz. A HousingPact é uma iniciativa que tem entre as empresas idealizadoras,  ArcelorMittal, CBMM, Duratex, Fundação Tide Setubal, HM Engenharia, InterCement e Instituto InterCement.

A empresa
A Xlam é uma empresa que participa do Programa de Incubação desenvolvido pelo Instituto Gene, em parceria com a Sedec (Prefeitura de Blumenau) e Fapesc, recebendo capacitações, mentorias e consultorias de especialistas de diversas áreas. E desde o início desde ano está no CIB, Centro de Inovação Blumenau.