Visitas a quatro centros de inovação pelo Estado fortalecem rede de ecossistemas

Visitas a quatro centros de inovação pelo Estado fortalecem rede de ecossistemas

Fortalecer o relacionamento entre os ecossistemas de inovação pelo Estado de Santa Catarina. Foi com este propósito que integrantes da diretoria do Instituto Gene e do CIB – Centro de Inovação Blumenau -  visitaram quatro cidades que têm espaços semelhantes voltados à inovação e empreendedorismo. Os representantes de Blumenau estiveram em Florianópolis para conhecer os Centros de Inovação ACATE: Downtown, Sapiens e Primavera - este último conectado à Rede Catarinense de Centros de Inovação -,  em Jaraguá do Sul, no Novale Hub e também em Joinville, no Ágora Teck Park. Em outra iniciativa, um representante do CIB esteve no Deatec, polo regional da Acate, em Chapecó, e também ao Parque Científico e Tecnológico Chapecó (PTC Chapecó).

“Estas visitas propiciam o fortalecimento da Rede Catarinense e a conexão entre diferentes realidades”, comenta o diretor do Centro de Inovação Blumenau, Udo Schroeder, que também é presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, entidade gestora do CIB.

Na primeira visita, em Florianópolis, a comitiva de Blumenau estava composta pela reitora da Furb, Marcia Sardá Espindola e pelo diretor do Instituto Furb, Christian Krambeck. Também estava presentes o diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura de Blumenau, Charles Schwanke; além do diretor do CIB, Udo Schroeder e do consultor de inovação e integração do CIB Tiago Nicchellatti; e Cacio Packer, diretor Polo Regional Blusoft.

Na visita à Jaraguá do Sul, estiverem Udo Schroeder e o consultor de inovação e integração Henrique Carvalho, este último também fez a visita à Chapecó. No compromisso de Joinville no dia 1 de junho, estiveram presentes Udo, Tiago, Charles e o diretor de condomínio do CIB, Francisco Hoffmann.

Charles entende que visitas assim são fundamentais não só para fazer o networking com a Rede. “É importante saber como cada Centro de formou, como ele está se desenvolvendo, as práticas de gestão, as métricas, gestão de comunidade e as experiências positivas e negativas. Sempre aprendemos com estas trocas, pois cada ecossistema tem sua peculiaridade”, diz o diretor da Sedec.

Henrique Carvalho que participou de duas visitas, fala que, como as atividades do Centro de Inovação de Blumenau começaram efetivamente em dezembro de 2020, as visitas aos demais Centros e Pólos Técnicos são de grande valia tanto para ver as iniciativas que estão dando certo, como para ter conhecimento do progresso dos trabalhos realizados pela ACATE. “Tivemos a chance de conhecer outros ecossistemas espalhados pelo estado e de colher informações para agregar no nosso Centro de Inovação. Blumenau junto com Florianópolis e Joinville ocupam lugar de destaque no ecossistema de inovação de Santa Catarina. Estamos entusiasmados em estreitar os laços com a ACATE e ampliar nossos horizontes”, declara.

Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes.

Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema.

Conheça mais sobre as ações do CIB - Centro de Inovação Blumenau acessando as redes sociais:

Linkedin: Centro de Inovação Blumenau.
Instagram: @centrodeinovacaoblumenau
Facebook: CIB – Centro de Inovação Blumenau
Onde fica o CIB: Rua São Paulo, 3366 – Bairro Itoupava Seca, Blumenau.