Startup de Blumenau tem item exposto no Museu Leonardo Da Vinci, Milão

Startup de Blumenau tem item exposto no Museu Leonardo Da Vinci, Milão

Replastique desenvolveu a Luminária Voluta, produzida totalmente a partir de plásticos recicláveis. Material é finalista do Prêmio RO Plastic Prize 2021
 

Só o fato de ajudar na retirada de materiais poluentes do meio ambiente já é uma atitude louvável. Agora, criar objetos com plásticos recicláveis e ainda ser finalista em uma premiação internacional era algo inimaginável para a empresa Replastique, de Blumenau. Incubada na modalidade virtual no Programa de Incubação do Instituto Gene, desenvolvido em parceria com Sedec (Prefeitura de Blumenau) e Fapesc, a empresa está com seu produto exposto no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, na Itália.

A peça produzida pela empresa é a chamada “Luminária Voluta”, uma luminária de teto. Para participar do Prêmio RO Plastic Prize 2021, o designer Daniel Rateke, CEO da Replastique, desenvolveu quatro peças iguais (de cores diferentes – azul, vermelho, verde e amarelo).

Ele conta que para cada luminária são usados dois quilos de plástico, o plástico PEAD (polietileno de alta densidade), entre os produtos que possui o maior índice de reciclabilidade. Daniel recolhe o material em parceria com cooperativas de reciclagem e catadores de Blumenau e região. E todo a produção é feita junto à Greenplace Park, de Blumenau, um empreendimento social.

“Esta é a primeira vez que participamos de um concurso e estar entre os finalistas, entre peças do mundo todo é um orgulho. Nossa ideia inicial era desenvolver um produto com plástico reciclável que agregasse valor, e acho que conseguimos”, disse. A participação no concurso foi algo que surgiu naturalmente, conforme conta Daniel. E foi este desafio que impulsionou a produção das peças.

O Concurso

Esta é a terceira edição do Prêmio RO Plastic Prize 2021, organizado pela galerista Rossana Orlandi. Todos os projetos finalistas são exibidos na RoGUILTLESSPLASTIC, realizada no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, na Itália, durante a Milan Design Week, que começou dia 5 e segue até 12 de setembro. A avaliação dos finalistas é feita por um júri internacional composto por renomados profissionais das áreas de design, pesquisa, indústria e comunicação. O resultado será conhecido no dia 9 de setembro. A Luminária Voluta está concorrendo na categoria Urban And Public Furniture Design – (Projeto de Móveis Urbanos e Públicos).

Replastique

A Replastique é uma startup de design que ressignifica o plástico pós uso. O projeto transforma embalagens e tampinhas de garrafa em produtos com valor estético, simbólico e funcional, sempre buscando soluções criativas para o uso inteligente dos resíduos. Para conhecer a Replastique acesse @replastiquedesign.