Startup de Blumenau, incubada no Instituto Gene, desenvolve um laboratório de ideias digital

Startup de Blumenau, incubada no Instituto Gene, desenvolve um laboratório de ideias digital

Pelo site da Idealizei é possível elaborar uma ideia inovadora, cocriar com a equipe e validar a inovação com outros departamentos, fornecedores e clientes, antes de lançar a ideia no mercado

Construir uma ideia, compartilhar com outras pessoas para cocriar e depois fazer rodadas de validação para ajustar o conceito antes de ser lançado no mercado. Tudo isso é possível no laboratório de ideias digital, desenvolvido pela empresa Idealizei, startup com sede no Centro de Inovação Blumenau (CIB).

Para utilizar o laboratório de ideias é muito fácil. Basta acessar o site idealizei.com.br, cadastrar a sua ideia, cocriar com sua equipe e partir para validação “O nosso grande diferencial está justamente na fase de validação, quando você consegue compartilhar a sua inovação com quem você quiser para receber feedbacks. Assim você consegue identificar os pontos fortes e fracos da ideia, além de envolver toda equipe com o processo de transformação, o que ajuda muito na construção da cultura de inovação e o intraempreendedorismo ”, destaca Alessandro Mendes, CEO da Idealizei e fundador da empresa Arqueiros e do projeto social Roda de Brinquedos.

Alessandro tem expertise em consultoria de negócios inovadores. Sua trajetória profissional começou em 2002 e agora, em 2020, atingiu a marca de 335 empresas contempladas com estratégias assertivas de consultoria. Todo este histórico deu à Alessandro reconhecimento. Ano passado, ele conquistou o Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, desenvolvido pela Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) na Categoria Serviço com o projeto social rodadebrinquedo.com.br e ficou entre os finalistas na categoria Marketing com o case da empresa Arqueiros.com.br.

Já em 2021, a startup Idealizei saiu do papel. Além do laboratório de ideias, é possível ter acesso a projetos de inovação focados em competitividade, rodadas de prototipação de ideias e também direcionamento para aceleração da inovação no seu negócio. “A Incubadora do Instituto Gene veio para apoiar este movimento. O Gene é um lugar ótimo para conexão. E agora com o uso da metodologia da Miditec, abriu-se ainda mais o mercado e as potencialidades”, avaliou.

O Programa de Incubação que é desenvolvido pelo Instituto Gene, tem parceria com a Sedec (Prefeitura de Blumenau), Fapesc e Sebrae SC.

Evento teste
O Laboratório de ideias criado pela empresa foi testado no final de semana da realização do Hackathon, nos dias 10 e 11 de setembro. Todas as equipes participantes da maratona de 24 horas de inovação, cocriaram a ideia nesta plataforma. Foi a partir daí que a banca de especialistas avaliadores pode pontuar 25 perguntas sobre a estrutura da ideia antes do pitch final. “Acho que o evento foi muito propício para que as pessoas pudessem conhecer o que a gente faz”, diz Alessandro. E nesta semana, Alessandro participa do Startup Summit 2021, em Florianópolis, como expositor.