Startup com passagem pelo Instituto Gene planeja dobrar o negócio em 2021

Startup com passagem pelo Instituto Gene planeja dobrar o negócio em 2021

Criada em 2015, a startup blumenauense 8Quali planeja dobrar o tamanho do negócio neste ano. Apesar da pandemia do coronavírus que assola o mundo e que trouxe reflexos na economia, a empresa cresceu 70%. “Nossa meta é continuar com o processo de expansão em outros países além de criar de canais de vendas no Brasil em parceria com empresas que desenvolvem software ERP”, projeta Cleber José Osika, sócio-proprietário.

Ele conta que foi durante a pandemia que surgiu a oportunidade de internacionalizar a marca com representante em Portugal e países africanos, como Angola, Cabo verde, Moçambique. Para isso, outra mudança importante ocorreu com o software usado pela empresa: precisou ser configurado para atender os idiomas Inglês, Espanhol, Português de Portugal e Brasil.

A 8Quali é uma empresa especializada em soluções inovadoras para Gestão de Qualidade. O software usado é voltado para a automatizar a gestão da qualidade. Ou seja, grande parte das empresas que possuem alguma certificação baseada na ISO 9001 utiliza planilhas, formulários e papéis para fazer a sua gestão de requisitos da qualidade, o que leva uma baixa produtividade, desmotivação do colaborador, falta de controle, engajamento, segurança e gestão das informações.

Foi baseado nesse problema que surgiu o 8Quali: um software SaaS baseado na ISO 9001 2015, norma da qualidade que é referência no mundo todo e sendo usado como norma base para outras normas. O 8Quali já atende a mais de 100 clientes no Brasil, em diversos segmentos desde empresas de serviços como contabilidade, indústrias em geral, construtoras, empresas da área da saúde como hospitais, laboratórios, clínicas, consolidando com uma das melhorias soluções no mercado.

O software

O 8Quali é composto por 11 módulos para automatizar a gestão da qualidade que são os de gestão de documentos, não conformidades e plano de ação, indicadores, reuniões, calibração, fornecedores, auditorias, projetos, riscos, plano de treinamento  e atendimento das reclamações dos clientes.

Conquistas

A empresa foi criada em 2015 pelos sócios Cleber José Osika e Gabriela Maria da Rocha. Logo em seguida, em 2016, foi aprovada no Programa de Incubação, encabeçado pelo Instituto Gene e que tem a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau (Sedec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Cleber relembra que foi neste período que a empresa recebeu apoio de mentorias, capacitações, orientação no plano de negócios e coach para desenvolver os sócios. “A passagem do Programa foi de quatro anos. Os dois primeiros anos foram dedicados para a criação do produto e conseguir os primeiros clientes”, destaca Gabriela.
Também em 2016 outra importante conquista: a empresa ganhou o Sinapse da Inovação no Estado de Santa Catarina. Trata-se de um programa idealizado pela Fundação Certi, em parceria com Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e Sebrae, que visa a conceder incentivo ao empreendedor inovador oferecendo recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. “O programa ajudou a impulsionar o desenvolvimento do produto e conseguimos ir mais preparado para o mercado vender a solução”, diz Cleber.

No início de fevereiro de 2021, a empresa 8Quali passou pela cerimônia de graduação no Instituto Gene, o que significa que cumpriu todas as etapas do Programa de Incubação e demonstrou que o negócio já poderia enfrentar o mercado sem auxílio da Incubadora. E é justamente isso que está acontecendo: profissionalização e internacionalização do negócio.

Para conhecer melhor a empresa acesse o site oficial: www.8quali.com.br