Pré-incubadora: primeira turma encerra com chave de ouro e segunda turma começa em ritmo acelerado

Pré-incubadora: primeira turma encerra com chave de ouro e segunda turma começa em ritmo acelerado

Instituto Gene é o responsável pelo Programa Nascer, da Fapesc, e gerencia as atividades na região do Médio Vale do Itajaí

Acabam de ser concluídas as atividades da primeira turma do Cocreation Lab Blumenau, como é denominada a pré-incubadora do Gene. O instituto é um dos responsáveis por abrigar projetos selecionados através do Programa Nascer – idealizado pela Fapesc, com o apoio do Sebrae.

A primeira turma do Cocreation Lab Blumenau iniciou suas atividades em março com 13 projetos inscritos e terminou o processo de pré-incubação no início desta semana com seis projetos aprovados. “Os aprovados, de acordo com os critérios da pré-incubadora, ganham o direito de integrar a incubadora do Gene, que em breve será localizada no Centro de Inovação Blumenau”, diz o coordenador do Cocreation Lab Blumenau, Yuri Apolônio que também é gerente da incubadora.

Durante todos esses meses, os primeiros projetos receberam mentorias, palestras, capacitações, oficinas práticas, apoios com profissionais de mercado, tudo de forma gratuita, conforme prevê o Programa Nascer. No pitch final, que ocorreu nesta segunda-feira, 5 de outubro, um projeto se destacou e ganhou como prêmio o registro de sua marca. Trata-se do projeto “O Freteiro”, um aplicativo criado para intermediar e aproximar a relação entre freteiros e potenciais clientes.

Segunda turma
Passada o período da primeira turma, é a vez dos integrantes da segunda turma tomarem assento. São ao todo 10 projetos selecionados para este segundo semestre. E eles começaram em ritmo acelerado: nos últimos dias o grupo já passou por um evento de co-criação, já tiveram várias capacitações virtuais e na próxima semana terão o primeiro encontro presencial, no Instituto Gene, em um evento sobre o negócio DNA.

Vale destacar que dos 10 projetos selecionados, 9 foram selecionados pelo Programa Nascer e um deles foi o vencedor da Feira de Inovação e Empreendedorismo da Furb: o Anilex. As estudantes de Engenharia Química da Furb, Amanda Berns, Daniela Rausch e Luiza de Melo Miranda criaram um creme hidratante à base de anis estrelado e terebintina para ser aplicado no abdômen e gerar calor, ajudando a aliviar as cólicas menstruais.

Confira os 10 projetos da segunda turma do Cocreation Lab Blumenau:
- Ágora
- Anilex
- Assessment Estratégico Empresarial
- Cfex - Carga Fracionada Expressa
- Colaborativo Catálise+
- Empresa de geração de leads para pequenos e médios empreendedores.
- Estilo BR
- Ez Market
- Feral ED
- GrowIT