Prefeitura assina aditivo para repasse de recursos ao Centro de Inovação Blumenau

Prefeitura assina aditivo para repasse de recursos ao Centro de Inovação Blumenau

Aporte será destinado à manutenção e gestão do CIB e apoio às empresas residentes

A Prefeitura de Blumenau assinou nesta quarta-feira, 14 de julho, o termo aditivo ao convênio com o Instituto Gene para que o aporte financeiro direcionado ao Instituto seja estendido à manutenção do Centro de Inovação Blumenau (CIB), bem como apoio às empresas que atuam no local. Anualmente o poder público repassa um investimento de R$ 300 mil. A cerimônia de assinatura ocorreu no andar térreo do CIB, no espaço do Café Offcina.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene e também presidente do CIB, Udo Schroeder, lembrou que este convênio com a prefeitura existe desde 2012 e são recursos importantes para o desenvolvimento de empresas da região. “E como o Instituto Gene é a entidade gestora do Centro de Inovação sugerimos que este valor fosse direcionado a todo o conjunto. Agora, nosso desafio é fazer as ‘entregas’ descritas pelo Governo do Estado, para os Centros, no sentido do empreendedorismo e inovação”, disse.

O vice-reitor da Furb, professor João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, reforçou a importância da relação do CIB com a universidade. “Este Centro de Inovação já decolou com uma energia extraordinária e isso é muito importante para a cidade”, comentou.

Sylvio João Zimmermann Neto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), relembrou que nos últimos 10 anos a Sedec aportou R$ 3 milhões na incubação de empresas voltadas à inovação ligadas ao Instituto Gene. “Não poderíamos deixar de atender ao pleito do Centro de Inovação, uma vez que Blumenau é a terceira cidade do país no ranking de produtividade em tecnologia. E boa parte disso é resultado deste aporte que fizemos, gerando emprego, distribuindo a renda e fortalecendo nosso ecossistema”, disse, reiterando que “o governo de Blumenau apoia a inovação e o empreendedorismo”.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destacou a parceria com o poder público e com a universidade. “Desde o início, a Furb abraçou a causa do Centro de Inovação porque é aqui se se discute e se vislumbra ações para o bem estar da sociedade. E hoje, estamos oficializando a continuidade de uma ação”, reiterou. Ao lado da vice-prefeita, Maria Regina Soar, o prefeito adiantou que estão sendo feitos estudos para transformação desta área onde fica o CIB no Distrito da Inovação, “dando a oportunidade de devolver à cidade um melhor conhecimento desta parte de Blumenau, com a revitalização da margem do Rio Itajaí”.

Após a cerimônia de assinatura do termo aditivo, a comitiva da prefeitura fez uma visita pelo prédio, conhecendo melhor as 30 empresas instaladas no CIB.

Fotos: Ingrid Leonel

Prefeito Mario Hildebrandt

Presidente do Instituto Gene e CIB

Visita às instalações do CIB