Instituto Gene é finalista da 5ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto

Instituto Gene é finalista da 5ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto

Premiação reuniu participantes de três regiões do país, com representantes de 8 estados

O Instituto Gene Blumenau, Incubadora de empresas da região do Médio Vale do Itajaí, é um dos seis finalistas da 5ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto.

O Desafio é parte integrante do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, fruto de uma parceria entre a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e o Sebrae. O objetivo da inciativa é mobilizar aceleradoras e incubadoras de todo Brasil para incluir ou ampliar a atuação delas com negócios de impacto social.

A quinta edição do Programa recebeu, no total, 13 inscrições, de três regiões do país, com representantes de 8 estados. A capacitação dos selecionados teve início em dezembro do ano passado durante um Workshop realizado em Brasília. A participação do Gene se deu pelo gerente da Incubadora e coordenador Cocreation Lab, Yuri Apolônio.

Após o Workshop, os participantes tiveram outras etapas. Em janeiro teve início a capacitação on-line, que abordou temas como as origens do conceito dos negócios de impacto, o papel das tecnologias em gerar impacto social, e as metodologias para apoiar negócios de impacto. Em abril, os participantes começaram a montar seus planos de ação com o apoio de um time de consultores, demonstrando como pretendiam atuar de forma estratégica para apoiar negócios de impacto. Entre as 12 instituições que apresentaram seus planos de ação, seis avançaram para a fase final.


Próxima etapa
As aceleradoras e incubadoras finalistas apresentarão seus planos de forma on-line para um comitê avaliador nesta sexta-feira, dia 17 de junho. O comitê vai escolher as três melhores, considerando as regiões: Sul, Sudeste e Nordeste.

O Instituto Gene concorre com a Aceleradora Grow Plus de Porto Alegre/RS.

Cada vencedora receberá como prêmio a participação – de um membro de sua organização – no Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto, além de mentoria dos associados do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). O edital também prevê uma inscrição – também para um membro da organização – na Conferência Anprotec 2021.

Conheça as finalistas:

Região Sul
Aceleradora Grow Plus – Porto Alegre/RS
Incubadora Instituto Gene Blumenau – Blumenau/SC

Região Sudeste
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – São Paulo/SP
Incubadora UNITECNE da Universidade de Uberaba – Uberaba/MG

Região Nordeste
Aceleradora Getin – Salvador/BA
Incubadora IACOC – Campina Grande/PB