Inscrições abertas para o Programa Nascer

Inscrições abertas para o Programa Nascer

Ideias passarão por programa de capacitação ao primeiro semestre de 2020; Inscrições vão até 20 de janeiro de 2020

A Fapesc, com a colaboração do Sebrae/SC, lançou na última semana (12/nov.) o edital do Programa de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras Nascer, cujo objetivo é o de incorporar novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos, de modo a consolidar os ecossistemas que envolvem os Centros de Inovação (ou regiões que os abrigarão no futuro) em Santa Catarina. Em Blumenau, o Instituto Gene é a entidade gestora do Centro de Inovação e será também quem abrigará o Cocreation Lab Blumenau e coordenará o Programa Nascer na região.

O edital busca selecionar ideias inovadoras, com alto potencial de impacto ao ecossistema, para participarem do programa em 2020. Durante cinco meses os empreendedores receberão mentorias coletivas e individuais, palestras, oficinas práticas, entre outras capacitações, todas com profissionais de mercado e utilizando a metodologia TXM Business (Think, Experience, Manage). Em Blumenau, será formado um primeiro grupo envolvendo de oito a doze ideias.

As inscrições deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico, através da plataforma da Fapesc. Serão aceitas propostas apenas daqueles que possuírem 18 anos ou mais, residentes em Santa Catarina e não inadimplentes junto à Fapesc. Cada grupo poderá ser composto por até cinco membros, sendo que cada um deverá estar inscrito na plataforma individualmente. Além disso, cada membro deverá integrar apenas uma ideia.

A análise das propostas será realizada levando em consideração uma série de critérios e pesos, tais como a avaliação da necessidade de mercado em relação ao negócio, a viabilidade técnica, o grau de inovação, as vantagens competitivas, a escalabilidade (possibilidade de aumentar a produção sem o crescimento proporcional dos custos), a possibilidade de internacionalização, o perfil da equipe (competências, formação, experiências etc.), entre outros.

A avaliação inicial selecionará as 20 melhores propostas e as divulgará após 31 de janeiro. Estas equipes passarão por uma entrevista, realizada por uma banca, com todos os membros da equipe, onde será obrigatória a presença no local de pelo menos uma pessoa da equipe (as demais poderão estar presentes de forma online). Os encontros com a banca ocorrerão entre os dias 3 e 13 de fevereiro. Por fim, o grupo final de ideias será divulgado na data de 17 de fevereiro de 2020.   

Cronograma:

12/11/2019: Lançamento da Chamada Pública
13/11/2019 a 20/01/2020: Período de inscrições
21 a 31/01/2020: Análise inicial das ideias
03 a 13/02/2020: Entrevista e análise final
17/02/2020: Divulgação das propostas aprovadas

Informações adicionais:

Matéria no site da Fapesc.
Download do edital: Clique aqui.
Plataforma Fapesc: Clique aqui.

Cidades em que o programa Nascer será executado
Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.