FAQ Programa Nascer, Turma 2

FAQ Programa Nascer, Turma 2

Tire suas dúvidas sobre o programa de pré-incubação da Fapesc

Atualizado em 07 de julho de 2020.

A Fapesc, lançou no final do mês de maio o edital do Programa de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras Nascer. Para auxiliar os empreendedores a entenderem esta iniciativa, elaboramos respostas para as principais dúvidas em relação ao programa.

O que é o Programa Nascer?
É um programa desenvolvido pela Fapesc, com a colaboração do Sebrae/SC, que visa a implantação e a manutenção de 15 pré-incubadoras em 15 diferentes localidades em Santa Catarina. Em Blumenau esta iniciativa está sendo coordenada e hospedada pelo Instituto Gene Blumenau/Centro de Inovação, Incubadora de empresas mais antiga da região. Estas 15 pré-incubadoras, por sua vez, são denominadas Cocreation Lab.

Quais os objetivos do programa?
Selecionar ideias para participação no Programa Nascer, de modo a transformá-las em produtos, processos ou serviços que possam ser introduzidas e exploradas no mercado. A partir disso, visando a consolidação do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado de Santa Catarina, busca-se a incorporação destas novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos para a região.

Quem pode participar do programa?
Pessoas físicas adimplentes junto à Fapesc, residentes no estado de Santa Catarina, com 18 anos completos desde o dia 20 de maio de 2020, e com o currículo atualizado na plataforma de CTI da Fapesc (acesse clicando aqui). Estrangeiros também podem participar, desde que em situação regular no país.

Quais serão os custos para participar do programa?
Não há qualquer custo para participar do Programa Nascer. Há apenas um caixa de contribuição voluntária na qual os empreendedores podem depositar o valor que acharem justo. 100% desde investimento é revertido para melhorias da própria pré-incubadora.

O Programa Nascer aporta recursos financeiros aos projetos selecionados?
Não. Assim como não há custos para participar, o programa também não aporta recursos financeiros nas propostas selecionadas.

Quais tipos de proposta serão aceitas no programa?
Serão aceitas propostas que envolvam a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para a introdução e exploração no mercado.

Qual o prazo para inscrição da proposta?
O prazo começou dia 25 de maio e segue até 20 de julho de 2020*.

Como faço para inscrever minha proposta?
As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico, utilizando a plataforma da Fapesc, CLICANDO AQUI. Caso você não possua cadastro, será necessário fazê-lo no primeiro acesso ao sistema. Também deverão estar cadastrados no sistema, todos os membros do projeto a ser submetido.

Quantas propostas posso inscrever no programa?
Apenas uma. Empreendedores que inscreverem mais de uma proposta terão considerado apenas o último envio.

Quantas pessoas poderão fazer parte de cada projeto?
Cada proposta poderá contar com uma equipe de até 5 (cinco) pessoas.

Quantas propostas serão selecionadas para o programa?
Serão selecionadas entre 8 (oito) e 12 (doze) propostas por polo de inovação, como é o caso de Blumenau.

Quais serão os critérios de avaliação das propostas submetidas?
As propostas serão avaliadas em 7 (sete) diferentes critérios, cada qual com um determinado peso e cuja soma pode chegar a 10 (dez). O critério com maior peso na avaliação é o grau de inovação da proposta no mercado nacional e/ou mundial, com peso 3 (três). Em seguida, com peso 2 (dois), está a necessidade do mercado para com a solução, seja ela local, regional, nacional ou global. Apenas estes dois critérios já representam 50% do valor da pontuação da proposta. Outros cinco critérios, cada um com peso 1 (um) na pontuação total, também serão considerados. São eles: a) se o segmento de clientes apontado está de acordo com a oportunidade identificada; b) se a solução apresentada tem coerência com a oportunidade identificada e se possui viabilidade técnica; c) se o negócio possui escalabilidade, ou seja, se as características da solução permitem um aumento do volume nas atividades de produção sem a ampliação proporcional dos custos do negócio; d) se a competência da equipe está de acordo com a execução da proposta, considerando a experiência e a complementariedade dos membros e; e) se o pitch exigido na inscrição da proposta expõe com clareza a importância do negócio para com a necessidade do mercado. 

Como e quando serão realizadas as avaliações?
Inicialmente, será avaliada a admissibilidade das propostas, isto é, se os documentos estão de acordo com o exigido pelo edital. Em seguida, entre os dias 22 de julho e 07 de agosto*, será feita a avaliação do mérito, conforme os critérios citados. A divulgação das 20 (vinte) propostas selecionadas para a etapa seguinte será no dia 11 de agosto*. Finalmente, as propostas finalistas passarão por uma entrevista presencial (se a situação assim permitir) formada por até 3 (três) avaliadores, agendada para ocorrer entre os dias 12 e 19 de agosto*. O resultado final, com as ideias que serão apoiadas na segunda turma de 2020, será divulgado então na data de 2 de setembro de 2020*.

Quem serão os avaliadores das propostas?
O grupo que fará a avaliação do mérito será composto por pessoas com perfil acadêmico e/ou de mercado, selecionados a convite da entidade responsável pela execução do Programa Nascer na região. No caso de Blumenau, serão pessoas convidadas pelo Instituto Gene. Na etapa da análise conclusiva, a banca será formada por até 3 (três) membros designados pelo Comitê Gestor do Programa Nascer, acompanhados pelo coordenador local do programa. 

Em qual local posso consultar os resultados das avaliações das propostas?
O site da Fapesc (www.fapesc.com.br) divulgará a relação das propostas aprovadas de acordo com o calendário estabelecido. Todos que submeterem ideias ao edital terão acesso ao parecer conclusivo da avaliação por meio da Plataforma da Fapesc

Qual a vigência do apoio oferecido pelo programa aos negócios selecionados?
5 (cinco) meses, podendo ser prorrogado por até 30 (trinta) dias.

Como funcionará o apoio ao desenvolvimento das propostas selecionadas?
O Programa Nascer prevê uma série de atividades a serem desenvolvidas com as propostas selecionadas, tais como: mentorias em grupo e individuais, monitoramento dos resultados alcançados, palestras nas áreas de empreendedorismo, criatividade e inovação, oficinas práticas (workshops) com profissionais de mercado para a elaboração de plano de negócios, elaboração de pitch, entre outras.

Qual será a metodologia utilizada durante o programa?
O programa prevê a utilização da metodologia TXM Business (Think, Experience, Manage), a ser gerenciada através da plataforma de mesmo nome. Ao início do período de apoio, os membros dos projetos aprovados passarão por um treinamento para utilização da ferramenta/plataforma.

Onde serão realizadas as capacitações do programa?
A pré-incubação acontecerá junto a rede de laboratórios Cocreation Lab, instalada em cada uma das cidades polos do estado. Em Blumenau, o programa vem sendo executado no Instituto Gene, na Rua Antônio da Veiga, nº 105, no bairro Victor Konder, em frente ao Campus I da FURB. Contudo, é possível que o programa venha a ocorrer em breve no Centro de Inovação de Blumenau, caso este venha a ser inaugurado ainda em 2020. O Centro de Inovação de Blumenau será localizado ao lado do Campus II da FURB, na Rua São Paulo, nº 3250, bairro Itoupava Seca. Devido à pandemia do novo coronavírus, as capacitações, mentorias e demais atividades da primeira turma de 2020 estão todas sendo realizadas de forma virtual. Acredita-se que para a segunda turma, esta situação deve estar parcialmente resolvida, com certas ações sendo realizadas já de forma presencial.

Qual será a estrutura disponível para os membros das propostas selecionadas?
Durante o tempo de execução do programa, os membros das propostas selecionadas terão disponível uma estrutura compartilhada para poderem trabalhar no desenvolvimento de seus projetos. A estrutura estará disponível inicialmente entre às 8h e 22h, entre segundas e sextas-feiras, com mobiliário adequado e link de internet.

Do que se trata a contrapartida citada no edital do programa?
Cada uma das propostas selecionadas deverá, durante o período de execução do programa, desenvolver uma ação de cunho de inovação social. Esta contrapartida deverá ser diferente do projeto selecionado. Os detalhes da ação serão definidos nos 30 primeiros dias do programa, em conjunto com o Comitê Gestor.

Além da região de Blumenau, quais outras regiões realizarão Programa Nascer?
O Programa Nascer contará com turmas também em Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.

Após a execução do programa, como posso prosseguir tendo apoio para desenvolvimento do projeto?
No caso de Blumenau, as propostas que concluírem o programa e tiverem uma boa avaliação ao final poderão integrar automaticamente a Incubadora do Instituto Gene. A partir deste período, estas propostas estarão sujeitas ao Termo de Convênio com a incubadora.

Onde posso fazer o download do edital na íntegra?
Basta clicar aqui.

Para dúvidas adicionais, encaminhe e-mail para [email protected].

* Data atualizada após prorrogação do prazo de inscrições.