Conheça as seis maneiras para fazer parte do Centro de Inovação Blumenau

Conheça as seis maneiras para fazer parte do Centro de Inovação Blumenau

São cinco editais disponíveis para empresas, empresários e negócios inovadores, além de patrocinador do local

O CIB - Centro de Inovação Blumenau – localizado no Bairro Itoupava Seca, junto ao Campus 2 da Furb, está prestes a se tornar um importante instrumento
de inovação e empreendedorismo da região do Médio Vale do Itajaí. Para quem quer usufruir deste local privilegiado, há pelo menos, seis formas para fazer parte deste grande hub.

A começar pelos três editais de fluxo contínuo que abrangem três áreas: um é voltado especificamente para incubação de novos negócios, outro é para projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação e o terceiro para empresas inovadoras.

Outra forma mais voltada à comunidade em geral são os chamados “Embaixadores" e "Experts”. Os embaixadores são pessoas residentes em qualquer cidade do Médio Vale do Itajaí que tenham bom relacionamento com atores locais de todas as instâncias (privado, público e acadêmico), que possuam reconhecido saber sobre temáticas nas áreas de gestão, empreendedorismo e inovação, independente de área de formação ou atuação profissional. A função do embaixador será atuar ativamente no engajamento da comunidade, auxiliando na divulgação das ações promovidas pelo ecossistema.

De outro lado, tem o chamado “Expert”, nela, os profissionais que possuem o intuito de se aproximarem ou de se manterem próximos do ecossistema regional de empreendedorismo e de inovação podem se candidatar para atender necessidades do ecossistema, por meio, especialmente, da realização de mentorias especializadas, de pelo menos, quatro horas por mês. Tanto os embaixadores quanto os experts atuariam de forma voluntária.

"Para que um ecossistema de empreendedorismo e inovação tenha sucesso, precisamos contar com a participação direta de pessoas engajadas e proativas. Por este motivo, ter a atuação local dos ‘Embaixadores CIB’, disseminando nossos trabalhos e ações, bem como ter o suporte e mentoria dos ‘Gene Experts’, fortalecemos as ideias e negócios que pertencem à esse ecossistema. As pessoas, sem nenhuma reserva ou discriminação, são os ativos mais importantes para o desenvolvimento e fortalecimento desse projeto”, observa o Henrique Carvalho, bolsista da Fapesc que atua diretamente na ativação do ecossistema de inovação na região de Blumenau. Junto com ele, está na ativação, outro bolsista, Tiago Nicchellatti.

Apoiadores e Patrocinadores
Uma outra oportunidade para ingressar no Centro de Inovação Blumenau são os chamados patrocinadores e apoiadores. São cotas de patrocínio para empresas interessadas em ter a marca divulgada no CIB. As cotas contemplam a possibilidade de nomear espaços (andares, salas, auditórios etc.) do Centro de Inovação, divulgação da marca em eventos e Cashback e descontos na locação das áreas do CIB. Neste caso, basta enviar email para [email protected] para saber mais detalhes.

Os interessados em qualquer uma das seis possibilidades vão passar por uma avaliação junto ao Conselho de Administração do Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau.

Como se cadastrar:

Editais de fluxo contínuo:
= Seleção de Projetos para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I):
clique aqui
= Seleção de Empresas com Projetos Inovadores: clique aqui
= Seleção de Projetos de Negócios Inovadores para o Programa de Incubação: clique aqui

Para ser Embaixador CIB: Preencher este formulário.

Para ser Expert: Preencher este formulário.

Para ser Patrocinador ou Apoiador: envie email para [email protected]