Cocreation Lab: Pré-incubadora de empresas de Blumenau está com inscrições abertas

Cocreation Lab: Pré-incubadora de empresas de Blumenau está com inscrições abertas

Interessados têm até dia 20 de julho* para efetuar o cadastro. Ideias selecionadas vão receber apoio gratuito por cinco meses

Atualizada em 07 de julho de 2019.

Enquanto a primeira turma formada por 13 projetos vai se aproximando da reta final do programa, já está aberto o edital de seleção de ideias para o segundo grupo do Cocreation Lab Blumenau. A pré-incubação, executada no Instituto Gene, vai ocorrer durante o segundo semestre de 2020. Nela, as ideias escolhidas vão passar por um período de apoio de cinco meses, recebendo mentorias, palestras, oficinas práticas, entre outras capacitações, todas com profissionais de mercado e utilizando a metodologia uma metodologia própria, a TXM Business. Todo o apoio oferecido será 100% gratuito.

As inscrições devem ser submetidas até o dia 20 de julho*, por meio do formulário eletrônico na plataforma da Fapesc. A análise das propostas vai levar em consideração critérios como necessidade de mercado, viabilidade técnica, grau de inovação, vantagens competitivas, escalabilidade (possibilidade de aumentar a produção sem o crescimento proporcional dos custos), possibilidade de internacionalização, perfil da equipe (competências, formação, experiências etc.), entre outros.

A pré-incubação do Cocreation Lab Blumenau faz parte do Programa Nascer, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ideias inovadoras com a intenção de incorporar novas tecnologias a setores econômicos estratégicos, além de consolidar os ecossistemas que envolvem os Centro de Inovação no estado.

Após o período de inscrições, uma avaliação inicial selecionará as 20 melhores propostas, cuja lista será divulgada nos sites da Fapesc e do Instituto Gene no dia 11 de agosto*. Em seguida, os empreendedores ligados aos projetos passarão uma entrevista composta por uma banca avaliadora, agendada para ocorrer entre os dias 12 e 19 de agosto*. As ideias selecionadas para a segunda turma do Cocreation Blumenau serão divulgadas dia 2 de setembro de 2020*.   

Cronograma*:
Até 20/07/2020: Período de inscrições
De 22/07 a 07/08/2020: Análise do mérito e avaliação inicial das ideias
Dia 11/08/2020: Divulgação das 20 propostas selecionadas para entrevistas
De 12 a 19/08/2020: Entrevista e análise final dos inscritos
Dia 02/09/2020: Divulgação das propostas aprovadas para a 2ª turma

Informações adicionais:
FAQ sobre o Cocreation Lab Blumenau: Clique aqui.
Página sobre o programa no site da Fapesc: Clique aqui.
Download do edital: Clique aqui.
Plataforma Fapesc: Clique aqui.

Cidades em que o Programa Nascer está sendo executado:
Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.

* Data atualizadas após prorrogação do prazo de inscrições.