Centro de Inovação Blumenau sedia palestra sobre gestão de riscos e resiliência

Centro de Inovação Blumenau sedia palestra sobre gestão de riscos e resiliência

Palestrante foi Paulo Moura, diretor de inovação e Parcerias Estratégicas do Instituto Mediterrâneo de Nice, na França
 

Representantes da Defesa Civil de Blumenau, empresas residentes no Centro de Inovação e comunidade em geral assistiram na tarde desta quarta-feira, 3 de novembro, a palestra sobre “O Case da Metrópole de Nice-França”. A atividade foi conduzida pelo diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas do Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd), Paulo Moura.

Paulo Moura esteve no Centro de Inovação para uma reunião institucional e logo em seguida proferiu a palestra. O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, fez a abertura da atividade lembrando das semelhanças entre Blumenau e a cidade de Nice. “Temos características muito próximas, inclusive com as situações climáticas extremas, como enchentes. E eu conheço os trabalhos desenvolvidos e gerenciados pelo Paulo em relação à resiliência e desenvolvimento econômico e às tecnologias presentes na busca de soluções, por isso temos muito a compartilhar”, comentou o prefeito que já esteve em Nice.

Em sua explanação, Paulo Moura mostrou algumas ideias usadas na busca de soluções. “Inovação vem com um problema. Se você tiver um problema, você vai pensar em resolver. E neste processo, você trabalha com inovação”, disse. Ele ainda complementou sobre a necessidade de construção de parcerias entre iniciativa privada, academia e poder público. “É só trabalhar junto, através de uma base única de projeto, juntando forças para gerar desenvolvimento econômico”, enfatizou.

Além da reunião e da palestra, Paulo Moura participou da gravação de um podcast comandado pelo gestor de comunidade do Centro de Inovação Blumenau, Rafael Silva. O material será disponibilizado no canal do YouTube Real Rafa Silva.

Outros compromissos
Os compromissos de Paulo Moura em Blumenau foram de três dias. As primeiras atividades foram no CIB, no dia 3 de novembro. Mas ele também esteve reunido com prefeitos, lideranças políticas e empresariais para discutir parcerias em torno da inovação, da resiliência e do desenvolvimento econômico. Foram encontros na Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Universidade Regional de Blumenau e Prefeitura de Blumenau. O objetivo destes eventos é dar andamento ao convênio assinado com a Amve, em 2019, que prevê planejamento na área de gestão de riscos e resiliência, como também iniciar novas iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico da região como alternativa de minimizar os impactos provocados pela pandemia. 

Parceria internacional 
Assinado em novembro de 2019, o acordo de parceria entre Amve, Furb e as instituições francesas Universidade Costa Azul (UCA) e Imredd prevê ações voltadas à gestão de riscos e resiliência no Vale Europeu. Por meio da parceria foi possível a elaboração de um diagnóstico na área de resiliência a riscos naturais nos 14 municípios da Amve, a fim de verificar as condições de cada município no gerenciamento de riscos, como também, futuramente, promover projetos de troca de conhecimento, tecnologia e gestão da proteção e defesa civil dos municípios. 

Em 2020, com a mudança do cenário mundial em função da pandemia de Covid-19 e os respectivos impactos econômicos e sociais sofridos pela região, o acordo de parceria firmado entre Amve, Furb, UCA e Imredd passou a discutir alternativas de fomento do desenvolvimento econômico sustentável regional por meio da gestão da resiliência. A perspectiva é que este tema seja trabalhado em quatro pilares: informação e análise, exposição ao risco, resiliência setorial e fomento da atividade econômica. A partir dessa nova proposta, a gama de parceria foi ampliada e novos rumos serão discutidos e planejados durante esta semana de visita do diretor Paulo Moura na região. O  assunto foi abordado na assembleia geral de prefeitos, na quinta-feira, dia 4. Ele fica em Blumenau até sexta-feira, dia 5 de novembro.