Arena da Inovação e FastBuilt Experience abrem oficialmente as portas do Centro de Inovação Blumenau

Arena da Inovação e FastBuilt Experience abrem oficialmente as portas do Centro de Inovação Blumenau

Dois importantes eventos virtuais marcaram o início das operações do CIB. A partir de agora, empresas aprovadas nos editais já começam a se transferir para o local

Uma experiência incrível. Este é um dos adjetivos que classificam os dois primeiros eventos realizados no CIB – Centro de Inovação Blumenau. Com uma estrutura técnica ímpar, em um local movido pela inovação, toda a comunidade pode acompanhar virtualmente a Arena da Inovação e o FastBuilt Experience. Foram dois grandes eventos virtuais, em dois dias (17 e 18 de novembro) que reuniram os melhores nomes na área de inovação e empreendedorismo e inovação na construção.

A Arena da Inovação foi um evento inédito em Santa Catarina que reuniu todo o ecossistema do Estado de forma on-line. A iniciativa foi organizada pelo Instituto Gene, incubadora de empresas do Médio Vale do Itajaí e entidade gestora do CIB, e contou com mais de 20 palestras e painelistas, entre nomes nacionais e internacionais, inclusive com um painel reunindo o Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Rafael Meyer; e José Carlos Gehr, da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A, tendo como tema “Ecossistemas de Inovação”. Esta conversa on-line foi mediada pelo bolsista da Fapesc, professor Tiago Nichellatti, que atua junto ao Instituto Gene.

A Arena da Inovação contou com mais de 16 horas de conteúdo sobre inovação. “Contando com o apoio da FAPESC, este evento marcou o início das atividades efetivas, previstas para a implantação dos Centros de Inovação e da Rede Catarinense de Inovação. A experiência nos mostrou que o Centro de Inovação Blumenau está preparado para receber eventos dos mais diversos portes e formatações. Estamos prontos para executar a missão definida para o CIB, que são: ativar o ecossistema de inovação; criar cultura inovadora e empreendedora; gerar e escalar negócios inovadores na região do Médio Vale do Itajaí.”, diz o presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, Udo Schroeder.

Já a FastBuilt Experience vinha de um evento consolidado em 2019 que tinha reunido mais de 600 participantes. Agora, em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e a dificuldade em realizar eventos deste porte de forma presencial foi preciso se ajustar à nova realidade. “O ano pediu e nós nos reinventamos, com coragem apostamos num evento híbrido. A experiência foi enriquecedora e o evento superou as expectativas. Conseguimos proporcionar para os palestrantes e para os participantes algo único no setor da Construção”, avalia Jean Ferrari, CEO da FastBuilt, organizadora do evento. Foram mais de 24 horas de programação on-line e gratuita sobre inovação na construção, reunindo proptechs e construtechs nacionais e internacionais discutindo soluções de engenharia, construção e arquitetura. O FastBuilt Experience 2020 assim como a Arena da Inovação estarão disponíveis na íntegra no Youtube a partir de dezembro.

O gestor de comunidade do Instituto Gene, investidor Rafael Silva, também ficou impressionado com os eventos. “Já participei de vários eventos no mundo inteiro, mas a qualidade dos participantes, seus conteúdos e principalmente a infraestrutura, tanto do palco quanto back office, foi a primeira vez que eu vi. Simplesmente extraordinário”, avalia Rafael, que acompanhou os dois dias de evento, diretamente do Centro de Inovação Blumenau.

Como fazer parte do CIB
O CIB tem três editais permanentes para interessados: um para incubação de novos negócios, outro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e o terceiro para empresas inovadoras. Além destes, há outras três formas para ingressar no CIB. CLIQUE AQUI para acessar o link conheça todas as possibilidades.