AGIT, empresa residente no CIB, vence Prêmio Inovação Catarinense

AGIT, empresa residente no CIB, vence Prêmio Inovação Catarinense

A Agência de Inovação Tecnológica (AGIT), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é a vencedora do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, na categoria “Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora". A premiação é uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A cerimônia de anúncio dos vencedores ocorreu na tarde desta terça-feira, 27 de abril, de forma virtual.

“Estar entre os finalistas já representava um grande conquista. Ser um vencedor na categoria é algo ainda mais animador”, diz o professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers, coordenador da AGIT. Ele lembra que a AGIT já havia concorrido ao prêmio em 2019, sem sucesso. Porém era algo que já estava sendo trabalhado internamente. “Nos últimos cinco anos a gente idealizou uma estratégia para nos colocarmos como setor da universidade, articulando e sendo um facilitador de todas as iniciativas voltadas à inovação tecnológica”, aponta.

Entre as ações desenvolvidas Wiggers cita o auxílio constante a pesquisadores e alunos no sentido de promover a cultura da propriedade intelectual e tudo o que estava relacionado à inovação. “Nos últimos anos também idealizamos várias ações como a feira de inovação, transferência de tecnologia, orientações para empresas no sentido de redações e assessorias. Então, o prêmio vem a culminar e consolidar uma estratégia idealizada dos últimos cinco anos: de colocar a AGIT como uma referência em inovação no Estado”, diz o coordenador da AGIT.

AGIT no Centro de Inovação Blumenau

Ele também destaca o fato de a AGIT estar situada junto ao Centro de Inovação Blumenau e a diferença que isso está fazendo no dia a dia da agência. “O fato de estarmos no CIB nos deu maior visibilidade. Passamos a interagir mais com empresas e, sem dúvida, esperamos alavancar cada vez mais as nossa atividades”, projeta Wiggers. A AGIT atua como fortalecedora das ações de inovação tecnológica, incentivando parcerias com os setores público e privado, para auxiliar na solução de problemas reais da sociedade e com este prêmio recebe R$ 15 mil como forma de reconhecimento e incentivo para continuar contribuindo com o ecossistema inovador de Santa Catarina.

Outros vencedores de Blumenau

O inventor Sebastião Luiz Vieira venceu na categoria Inventor Independente. A Playmove Indústria e Comércio venceu na categoria Inovação em Produto. Além dos três primeiros lugares a cidade também ficou em segundo lugar na categoria Professor Inovador, com o professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, ele que fez parte da primeira turma da pré-incubadora do Instituto Gene em 2019, no projeto Padiolax. O outro premiado em segundo lugar foi na  Projeto Acadêmico Inovador, com o aluno de Engenharia Civil da Furb, Gustavo Serpa.

No site oficial da Fapesc está a lista completa com os vencedores de todas as categorias www.fapesc.sc.gov.br