Terceira edição do Startup Weekend ocorre neste final de semana em Blumenau

Terceira edição do Startup Weekend ocorre neste final de semana em Blumenau

Instituto Gene é uma das entidades organizadoras do evento

Blumenau recebe neste final de semana, a terceira edição do Startup Weekend. A partir das 18h desta sexta-feira, dia 29 de junho, até domingo, dia  1º de julho, a UniSociesc Blumenau será palco do evento global de fomento ao empreendedorismo. E o Instituto Gene é um dos organizadores da iniciativa na cidade.

“O Gene está como um dos protagonistas do evento pois entende que quanto maior o engajamento com os gestores da inovação, mais proximidade as startups terão com todo o ecossistema”, comentou o diretor executivo do Instituto Gene, Fabiano Odebrecht.

E o Instituto Gene é um celeiro de produção de negócios inovadores. Atualmente tem mais de 10 empresas incubadas e já apoiou mais de 200 iniciativas. “Estar envolvido com atividades voltadas à inovação demonstra que estamos no rumo certo e que podemos nos conectar ainda mais com as boas iniciativas na área da inovação e empreendedorismo”, disse Odebrecht.

O Instituto Gene tem ainda mais uma forte ligação com o Startup Weekend. Uma das ideias que surgiu durante a primeira edição do evento, foi a Emplacaí – um aplicativo que, de forma simples e unificada possibilita que o motorista consulte os débitos dos veículos e solicite a renovação do licenciamento - que hoje é uma startup incubada no Gene.

A dinâmica do Startup Weekend consiste em uma verdadeira imersão. Serão 54 horas de duração nas quais entusiastas, programadores e designers terão a missão de encontrar um modelo de negócio escalável e desenvolver um “Mínimo Produto Viável” (MVP), usando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.

Durantes a imersão os participantes vão receber mentorias e apoio de empreendedores do ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina. Nessa edição o tema é livre, podendo ser desenvolvidas ideias de diversos campos de atuação que estejam ligadas à inovação. O evento tem como parceiros no estado o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

No domingo, último dia do evento, os times apresentam seus produtos e são avaliados por uma banca.