Retrospectiva 2018: Instituto Gene Blumenau

Retrospectiva 2018: Instituto Gene Blumenau

Confira as principais atividades desenvolvidas pela Incubadora no último ano

Estar engajado com o ecossistema de empreendedorismo e inovação regional e expressar a importância dessa sinergia para o desenvolvimento da economia. Este foi um dos desafios do Instituto Gene durante 2018.

Um ano de tratativas intensas, de muito networking e conquistas. Entre elas, o ingresso de novas empresas que buscam no Gene o apoio ideal para seu desenvolvimento, além da realização e do apoio a eventos significativos para a região.

Tudo isso foi possível graças à parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC), do Giassi Supermercados e de todos os demais parceiros.

Acompanhe abaixo uma breve retrospectiva, com algumas das principais ações desenvolvidas pelo Instituto Gene em 2018:

Novas empresas no Programa de Incubação do Gene

Durante o ano de 2018 recebemos 12 novas empresas no Programa de Incubação. O Programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC) e coloca à disposição espaços físicos (privados e compartilhados), assessorias, mentorias e outros treinamentos que visam o desenvolvimento de seus negócios.  O Edital do Programa de Incubação está aberto de forma permanente e as avaliações ocorrem de forma contínua. Para acessá-lo, clique aqui.

Saiba mais sobre as empresas clicando aqui, aqui e aqui.

Corealização do Investor Day

Um dos primeiros eventos de 2018 foi o Investor Day – 1ª Rodada Aberta de Apresentação de Startups para Potenciais Investidores, realizado em parceria com a Prana.  Foi uma dinâmica para estabelecer uma melhor conexão entre investidor e startup. Ao todo 23 foram inscritos e 10 passaram para a segunda fase. Participaram projetos de cinco cidades catarinenses: Blumenau, Criciúma, Brusque, Florianópolis e Joinville.
Clique aqui para saber mais sobre o Investor Day.

Empresa incubada no Gene recebe prêmio internacional

A empresa Vex Tecnologia recebeu em 2018 o reconhecimento como uma das 10 melhores startups do mundo. A premiação veio durante o Oiweek, maior evento de open Innovation do país, que ocorreu em São Paulo. Foram mais de 250 startups participantes, do Brasil e do Exterior, além de mais de 100 grandes empresas e 50 projetos científicos. O Grupo Vex nasceu no Instituto Gene e hoje conta com negócios que abrangem diversos mercados, como a Vis, que produz, cria e realiza projetos audiovisuais e de marketing, participando de todas as etapas, do roteiro à conclusão, de animações a materiais em 360°. 
Saiba mais sobre a premiação clicando aqui.

3º edição Startup Weekend em Blumenau

O Instituto Gene atuou como coorganizador do 3º Startup Weekend Blumenau, em junho. O evento consiste em uma verdadeira imersão, são 54 horas de duração nas quais entusiastas, programadores e designers terão a missão de encontrar um modelo de negócio escalável. O Instituto Gene tem uma forte ligação com o Startup Weekend. Uma das ideias que surgiu durante a primeira edição do evento, foi a Emplacaí – um aplicativo que, de forma simples e unificada possibilita que o motorista consulte os débitos dos veículos e solicite a renovação do licenciamento – e que passou pelo Programa de Incubação do Gene entre 2017 e 2018.
Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Empresa graduada do Instituto Gene em expansão

O Instituto Gene se orgulha de já ter apoiado diretamente mais de 200 empresas. E se orgulha ainda mais quando elas expandem seus negócios, como é o caso da Inventti. Incubada no Gene em meados de 2008, a empresa expandiu e em 2018 – com um crescimento de 30% ao ano e com mais de 70 colaboradores – abriu a primeira filial no Estado de São Paulo. O Grupo Inventti é uma companhia catarinense especializada em soluções de documentos fiscais eletrônicos.
Saiba mais sobre a Inventti clicando aqui.

Simpósio de Habitats de Inovação, em novembro

Foram mais de 100 participantes em um dia inteiro de palestras e conversas sobre o futuro da inovação em Santa Catarina. Assim foi o 1º Simpósio de Habitats de Inovação de SC, que reuniu os principais agentes e operadores dos habitats de inovação do Estado e o Instituto Gene foi uma das entidades organizadoras do evento.
Clique aqui para saber como foi o evento.

Confirmação de que Blumenau receberá o Programa StartupSC em 2019

O ano de 2018 terminou com uma grande conquista: a confirmação de que em 2019, Blumenau vai sediar uma das etapas do Programa de Capacitação Startup SC. Trata-se de um dos principais programas de aceleração e desenvolvimento de empresas inovadoras de Santa Catarina. O Programa de Capacitação Startup SC é organizado pelo SEBRAE/SC e a vinda para Blumenau foi fruto de tratativas da direção do Instituto Gene.
Saiba mais clicando aqui.