Instituto Gene encabeça pesquisa sobre startups

Instituto Gene encabeça pesquisa sobre startups

Levantamento vai apontar o perfil das startups do Vale do Itajaí

A única incubadora de empresas do Médio Vale do Itajaí está liderando uma pesquisa que vai estabelecer o perfil das startups do Vale do Itajaí. O Instituto Gene, em parceria com o Núcleo de Inovação da ACIB e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Furb, têm a responsabilidade de fazer o diagnóstico sobre o segmento na região.

“Este levantamento é importante para termos dados concretos sobre o número de startups que temos, a área de atuação e produtos e serviços oferecidos. Só assim, conseguiremos definir estratégias específicas de atuação”, disse o diretor executivo do Gene, Fabiano Odebrecht.

Para responder a pesquisa é fácil. Basta acessar clicar aqui. O formulário envolve perguntas como: tipo, atuação, número de funcionários, produtos e serviços oferecidos, faturamento anual. 

A ideia, segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação da ACIB, Ilisângela Mais, é fazer um amplo raio X das startups locais. As informações, segundo ela, serão confrontadas com uma pesquisa semelhante feita em 2015.

Além de um comparativo, que vai mostrar a evolução do segmento desde então, os resultados devem ajudar na identificação do perfil do empreendedor e no desenvolvimento de novas ações para o fortalecimento desse mercado. 

O prazo para responder a pesquisa vai até dia 31 de maio. Depois disso, o Mestrado em Administração da Furb vai compilar os dados e produzir o relatório final sobre o perfil e dinâmica das startups da região. Segundo o professor da Furb, Mohamed Amal, a ideia é que estes dados possam servir de bases para políticas públicas para o setor.

Esta é a quarta vez que a pesquisa sobre o perfil das startups está sendo feita. Porém, é a primeira vez que tem o envolvimento com a FURB. 

Segundo Amal, assim que receber os dados, a previsão é que dentro de 45 dias o resultado final seja divulgado. A partir daí será feito o cruzamento dos dados da pesquisa feita em 2015 e verificar se há fatos novos ou informações para orientar ações e políticas sobre inovação.

Para mais informações sobre o Programa de Incubação do Instituto Gene, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau (SEDEC), procure o Instituto Gene: (47) 3321 7800.