Programa de Incubação

Sobre a Incubadora

O Programa de Incubação do Instituto Gene tem como objetivo promover o desenvolvimento de novos negócios po rmeio de um leque de serviços que impulsionam ideias e as transformam em empresas com alto potencial de escalabilidade.

Por meio de qualificações, consultorias, assessorias e mentorias que promovem o desenvolvimento pessoal, empresarial e tecnológico, o Instituto Gene proporciona o amadurecimento dos empreendedores e seus negócios, além de constantemente monitorar as necessidades individuais de cada projeto.

No Instituto Gene as empresas e projetos incubados contam com o apoio de profissionais qualificados e têm a possibilidade de ampliar significativamente seu networking, tendo uma maior visibilidade e, consequentemente, possibilitando a aproximação de potenciais clientes e investidores. As oportunidades de participação em editais de subvenção, programas de incentivo ao empreendedorismo e a inovação são muito constantes dentro da Incubadora.

O Programa de Incubação conta com alguns benefícios:

Infraestrutura

  • Salas individuais climatizadas

  • Sala de reunião

  • Acesso à internet e telefone

  • Infraestrutura em geral

  • Estacionamento

Networking

  • Fundos de investimento

  • Investidores-anjo

  • Empreendedores, mentores e especialistas nas áreas mais diversas, de acordo com sua necessidade.

Modalidades de Incubação

A modalidade de incubação é definida durante o processo de seleção e avaliação dos empreendimentos, usando como base as características, maturidade e necessidades de cada projeto apresentado. O programa de incubação conta com 03 modalidades:

Pré-Incubação: projetos de empreendimento com diferencial competitivo mas que ainda estão em estágio embrionário, que não possuem modelo de negócios estruturado e ainda não houve validação do mercado. A Incubadora proporciona um ambiente compartilhado onde estes empreendedores terão algumas horas semanais para usufruir.

Incubação Residente: empreendimentos com diferencial competitivo que já tenham validado seu modelo de negócios e que necessitam, além do apoio técnico, de infraestrutura para iniciar seu negócio.

Incubação Virtual: empreendimentos com diferencial competitivo que já tenham validado seu modelo de negócios que necessitam do apoio técnico do Instituto Gene, mas que, por determinado tempo, não usufruirão da infraestrutura física. 

As empresas podem permanecer incubadas por um período de até 3 (três) anos, devendo o convênio ser renovado a cada 6 (seis) meses. A prorrogação é condicionada ao desempenho da empresa a ser avaliado pela Incubadora e ao atendimento das Normas Internas da Incubadora. Em casos especiais, por avaliação da Incubadora, e em havendo espaço vago, o prazo poderá sofrer uma prorrogação extraordinária de 6 meses, totalizando o máximo de 42 (quarenta e dois) meses.

Período de Incubação

Respeitando as peculiaridades de cada negócio, o Programa de Incubação do Instituto Gene estabelece que um empreendimento pode permanecer na Incubadora por um período de até 42 meses, sendo que o ideal é de 36 meses. Este é tempo suficiente para maturar uma ideia, validar o negócio, ingressar no mercado, ter acesso a subsídios de incentivo e, possivelmente, escalar o produto.

Investimento

Durante todo o período de incubação os projetos e/ou empreendimentos apoiados recebem um percentual de subsídio para cobrir grande parte dos seus custos, que são relacionados ao apoio técnico ofertado pelo programa. Mesmo assim, cada projeto e/ou empreendimento terá um investimento mensal conforme seu estágio no programa. 

Como Incubar

O programa de incubação lança editais de chamada pública de uma a duas vezes ao ano. Lançado o edital, os candidatos devem preencher um formulário de pré-projeto e submeter para a avaliação da equipe de gestão da Incubadora. No segundo passo, os grupos submetem-se a uma entrevista com o objetivo de conhecer os empreendedores e suas expectativas com a Incubadora. O terceiro passo é marcado pela disponibilização de um treinamento para qualificação prévia dos potenciais empreendedores. Pelo menos um empreendedor de cada projeto deverá participar. Após o treinamento, a Incubadora seleciona os projetos que atendem aos critérios de seleção e estes devem apresentar seus projetos para uma banca, composta de empresários, professores, representantes de entidades de classe e do poder público.

Critérios de Seleção

O Programa de Incubação tem o objetivo de apoiar empreendimentos que tenham um diferencial competitivo, representando pela inovação, nos diferentes setores econômicos.

Para isso, foi estabelecido como critérios prioritários:

  • Grau de Inovação;
  • Viabilidade Mercadológica;
  • Viabilidade Econômico-Financeira;
  • Comprometimento, Disponibilidade e Capacidade Gerencial e Técnica da Equipe;
  • Impactos Sociais e Econômicos para a Economia Local ou Regional;
  • Sustentabilidade e Impactos Ambientais.
Edital 01.2017 (Aberto)